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Ao Ministério da Educação

«Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues,


Sou um entre tantos outros alunos prestes a concluir o Ensino Secundário, e, face a esse motivo, tenho a perfeita noção do tipo de comentários que os estudantes evocam quanto ao desempenho da Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues. Eu, porém, e dado que sou contra todo e qualquer tipo de injustiça, resolvi contactar o Ministério da Educação a fim de dar a minha palavra de apoio à Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues.

Fique a saber, Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, que estou absolutamente maravilhado com o trabalho que a Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues tem vindo a desempenhar, em todos os aspectos. A começar pelo que supostamente vem escrito na Constituição quanto à gratuitidade do Ensino em Portugal. Posso ser leigo no que toca à política, mas esta não engana ninguém: um casal possuidor de dois filhos, se tivermos em conta as propinas, mais o material, o seguro escolar e uma ou outra pequena (insignificante!) despesa que possa surgir, esbanja a modesta quantia de 600€, quase dois salários mínimos. Dou graças a Deus (e, obviamente, à Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues) pelo facto de o Ensino em Portugal permanecer gratuito, pois, caso contrário, não sei o que seria de mim.

Outro aspecto positivo no desempenho da Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues são os Exames Nacionais. Tenho a dizer que sinto-me maravilhado com o facto de ser facultada aos alunos um interminável período de tempo de estudo, equivalente a uma longuíssima semana, para os 4 exames a realizar em 5 dias úteis. Aqui, embora esteja radiante com tão magnífico desempenho, gostaria de dizer à Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues que é possível fazer ainda melhor, já que 4 exames em 5 dias é quase fazer troça da inteligência dos alunos. Penso que, com algum esforço, seria possível encurtar esse espaço de tempo e arranjar mais um ou dois exames. Podia ser, pegando no exemplo da espectacular ideia da Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues de implementar a disciplina de Área de Projecto, um exame nacional de Estudo Acompanhado ou até de Iniciação à Culinária do Berbigão. Assim teríamos 6 exames diferentes a realizar durante os nossos 45 minutos de almoço, o que tornaria o acesso às faculdades não só mais justo como mais atractivo.

Ainda falando da genialidade da Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, gostaria de deixar uma nota sobre as aulas suplementares, já que acho a ideia de prender os alunos numa sala de aula uma óptima medida de combate à claustrofobia e ao bandidismo. Enquanto estão na sala não estão por aí a fazer asneira, pois é mais que lógico que todos os alunos à face da Terra são uns delinquentes.

Retomando a conversa sobre as aulas de Área de Projecto, na minha opinião foi a melhor ideia que surgiu com o objectivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Embora os alunos não o compreendam, é exactamente assim que se trabalha, por exemplo, numa empresa: divide-se o pessoal por grupos, aos quais são incumbidas diferentes tarefas que passam, essencialmente, por fazer figuras ridículas diante da comunidade, apresentando pesquisas de um ano inteiro sobre temas que não interessam a ninguém. É fácil, é barato e dá milhões.

Por último, para finalizar, gostaria ainda de elogiar o penteado da Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, que é absolutamente lindíssimo e condizente com a qualidade do trabalho realizado pela Excelentíssima Senhora Ministra Doutora Maria de Lurdes Rodrigues.

Cumprimentos de um aluno maravilhado com o Ensino em Portugal.

Hossana nas alturas".

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Basta de ironias, precisamos de acção urgente.

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Carta aberta ao País

O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.

Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Uma análise, publicada em http://educacao-em-portugal.blogspot.com, identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.

Exigimos uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.

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Sr.(a) Leitor(a), p.f. mande uma cópia ao M.E.
email: gme@me.gov.pt, se.adj-educacao@me.gov.pt, se.educacao@me.gov.pt

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